Conectando Mundos

A edição do Conectando mundos para o ano lectivo de 2009-2010 centra-se na temática Migrações e Desenvolvimento Entre os Povos, a partir de uma perspectiva integrada e humana na concepção de cidadania global. Abordamos as Causas e Consequências que como o processo migratório tem na vida das pessoas e não seu meio envolvente e apresentamos algumas atitudes e compromissos que podemos assumir, tanto um nível pessoal como colectivo, de forma um CONTRIBUIR para uma construção de uma sociedade aberta, diversa e solidária, nenhum Baseada respeito recíproco entre pessoas de diferentes proveniências.


Objectivos

■ Introduzir o tema das Migrações e Desenvolvimento dos Povos, a partir de uma perspectiva humana, Expondo as causas e as Consequências do processo migratório.

■ Conhecer as vivências e as emoções que experimentam as pessoas que passam processos migratórios por.

■ Promover um Capacidade criativa e lúdica das crianças ao viajar Através do conto.

■ Aprender a Respeitar as opiniões alheias, a negociar ea tomar Decisões de forma colectiva.

Descrição da actividade

A Truta Mocha vive num rio de água doce. Sempre sonhou em viajar como uma andorinha para conhecer o mar, um lugar grande e misterioso que suscita uma curiosidade sua, mas que já sabia que escondia grandes perigos. Um dia, os seus pais disseram-lhe que iriam iniciar uma viagem até ao mar ...
As crianças Irão escolher o rumo do conto Em função da motivação que o desenvolvimento da história lhes proporciona.
Cada turma vai para um final inventar uma história, ler os finais criados pelas outras turmas e não votará final que mais gostou e concluiu que a história apresentada.
Na 2ª parte da história vamos ver como a Platera vai ajudar a família Truchez.
Será que a família consegue chegar ao oceano?
E como vão ultrapassar os perigos que vão encontar no caminho?
O melhor é lermos a história para ficarmos a saber como correu a viagem.


Na 3ª parte da história Dom Polvo, o chefe do parque de atracções "Estrela do Mar", ofereceu ao papá Truchez um pequeno trabalho.
Será que ele vai gostar do trabalho?